Como mudar os seus padrões cerebrais através do sorriso?

Poucas pessoas iriam argumentar que sorrir faz mal a você, mas uma nova pesquisa está mostrando como de muitas formas sorrir é benéfico para sua carreira e bem estar.

Por que sorrir faz tão bem?

É sabido que sorrir pode melhorar muito seu humor e reduzir o estresse. Melhor ainda, seu sorriso não precisa ser sincero, então você pode fingi-lo e ainda assim ter os mesmos resultados.

Sorrir não beneficia somente por dentro. Ele também funciona para seu benefício externo. Um estudo da Universidade Estadual de Penn descobriu que as pessoas que sorriem parecem mais simpáticas, corteses, e até competentes. Esta é razão suficiente para sorrir à toda a pessoa com quem potencialmente podemos trabalhar. Erguer os músculos da face em um sorriso é também contagiante. Se você sorri e recebe um sorriso de volta, todos se sentem mais felizes.

Pesquisadores da Universidade de Uppsala na Suécia concluíram que fazer um rosto carrancudo para quem sorri é possível, mas é bem mais difícil.

Por que sorrir é tão poderoso? Tudo se mostra quando seu sorriso pode mudar seu cérebro.

Quando você sorri, seu cérebro sabe disso, e na verdade ele se mantém rastreando isso. Quanto mais você sorrir, mais efetivo será em quebrar a tendência natural a pensar negativamente. Se você sorri o suficiente, você acaba por estabelecer ligações neurais no seu cérebro para estabelecer padrões com mais facilidade do que faz com os pensamentos negativos.

Shawn Achor se refere à treinar nosso cérebro para “rastrear coisas boas da vida - para nos ajudar a ver mais possibilidades, para sentir mais a energia, e para ter sucesso em níveis mais altos” como “efeito positivo de tetris” no seu livro A vantagem da Felicidade.

Seu argumento é que o popular jogo Tetris tem uma tendência a fazer os jogadores verem blocos na vida real após desligarem o game. De acordo com Achor, nós podemos fazer a mesma coisa praticando um padrão mais positivo de pensamento, o que cria um ciclo de felicidade.

Achor escreveu: “Felicidade é uma ética de trabalho... É algo que requer treinamento de seu cérebro tanto quanto um atleta necessita de treino.” Quanto mais treinamos, mais fácil se torna pensar positivamente, desligar a negatividade, e, em troca, aumentar sua produtividade e criatividade, o que lhe permite um melhor desempenho no trabalho e na vida.

Sim, todos esses benefícios com um simples sorriso. Quanto mais você sorri, mais sinais o seu cérebro recebe para tornar seus pensamentos positivo, até quando você se encontra numa situação que normalmente lhe cause alarme.

À parte do seu estado mental, sorrir pode salvar sua vida, como Sondra Barret fala no seu livro Segredos das suas células.

A bioquímica diz que quando você deixa de lado a tensão, um resultado que pode ser conseguido com um sorriso, suas células deixam de lado sua rigidez. De acordo com a pesquisa de Barret, isto pode salvar sua vida como em casos de pacientes portadores de câncer entraram em remissão após deixarem um grande fator de estresse de lado.

“Nossas células são mais do que apenas fortuitos arranjos químicos,” explica. “São uma comunidade de trilhões de entidades sensíveis cooperando para criar um santuário para a alma.”

Falando cientificamente, sorrir mais é uma ótima coisa para a sua vida. Não custa nada a você fazê-lo, e você pode fingir e ter os mesmos grandes resultados. Sua carreira pode até ter uma virada para melhor, trazendo aumento de produtividade, abrangendo sua atenção e melhorando suas habilidades cognitivas, e você transpirará competência em qualquer lugar que vá. Com todos os benefícios acima, quem não gostaria de sorrir mais?

Newsletter

Seja membro de nosso grupo exclusivo. Inscreva-se para receber as últimas atualizações.